COMPOSIÇÃO CORPORAL
DENSIDADE ÓSSEA: Mostra a densidade dos ossos e pode ser usada para avaliar o risco de osteopenia e osteoporose. O Escore Z compara sua densidade óssea com o que é normal para pessoas semelhantes em idade e tamanho corporal. O t-score compara sua densidade óssea com a de uma pessoa de 30 anos. Qualquer valor superior a -1,0 é representativo da densidade óssea normal. Entre -1,0 e -2,5 é um risco de osteopenia. Qualquer coisa abaixo de -2,5 é um risco de osteoporose. Entretanto, vale ressaltar que o BMD do corpo total em adultos não é adequado para o diagnóstico de osteopenia/osteoporose.
Composição Corporal: O exame de densitometria de corpo inteiro é considerado atualmente o "padrão ouro" para avaliação da composição corporal. Por meio do exame, podemos obter, de forma precisa, uma análise aprofundada de seu tecido adiposo, massa magra, densidade óssea e gordura visceral no abdome (tecido adiposo visceral: VAT).
Indicações:
- Programas de condicionamento físico para aferir a evolução da massa magra e massa de gordura;
- Avaliação da síndrome de fragilidade e de sarcopenia (perda de massa muscular), principalmente em pacientes idosos;
- Distúrbios alimentares, como anorexia nervosa, bulimia;
- Avaliação de riscos de síndromes metabólicas, diabetes e risco cardiovascular.
INFORMAÇÕES DA COPOSIÇÃO CORPORAL
MASSA MAGRA: A massa magra inclui todas as partes do corpo (órgãos, músculos e fluídos), mas exclui a gordura corporal. Quanto maior o percentual de tecido magro, mais musculoso o corpo. Porcentagem de gordura corporal total (%BF): Esse percentual pode mudar, dependendo da quantidade de gordura existente, como também na quantidade de massa magra existente.
FAT FREE MASS INDEX FFMI: A quantidade de massa que não é gorda em relação à sua altura. Isso inclui músculos, ossos, órgãos e tecido conjuntivo. Ele pode ser usado para medir a massa muscular relativa em indivíduos magros.
ÍNDICE DE GORDURA ANDRÓIDE/GINÓIDE: O tipo de gordura andróide (formato de maçã) refere-se aos indivíduos que têm a maior parte da gordura no abdômen. O tipo de gordura ginóide (formato de pêra) refere-se à gordura armazenada ao redor dos quadris. Quando o índice andróide/ginóideé maior que 1 (um) isso indica um padrão de gordura mais andróide. Do ponto de vista do risco à saúde, acredita-se que os valores ideais sejam inferiores a 0,8 para mulheres e 1,0 para homens.
MASSA MAGRA APENDICULAR PARA RELAÇÃO DE IMC ALM/IMC: A quantidade de massa magra nos braços e pernas em relação ao Índice de Massa Corporal. Isso também pode ser usado como fator de risco para sarcopenia e é mais relevante do que ALM/Ht2 em indivíduos com sobrepeso. Os pontos de corte na pesquisa são geralmente em torno de 0,51 para mulheres e 0,79 para homens.
FAT MASS INDEX FMI: A quantidade total de gordura que você tem (em quilogramas) em relação à sua altura (em m²). É uma medida de quanta gordura total que você tem em relação ao seu tamanho, independente da massa magra.Q.
TECIDO ADIPOSO VISCERAL VAT: É um componente hormonalmente ativo da gordura corporal total. Sua medida reflete a quantidade de gordura abdominal interna ao redor dos órgãos. Isso é diferente da gordura subcutânea, que fica abaixo da pele. O aumento do VAT tem uma alta correlação com o risco de doenças cardiovasculares e metabólicas. Pesquisas atuais mostram um risco elevado com VAT acima de 160 cm²..
MASSA MAGRA APENDICULAR EM RELAÇÃO À ALTURA ALM/HT2: A quantidade de massa magra nos braços e pernas em relação à altura. Um baixo ALM/Ht2 é um fator de risco para sarcopenia (baixa massa muscular), principalmente em indivíduos magros. Os pontos de corte na pesquisa são geralmente em torno de 5,5 para mulheres e 7,0 para homens.
A TAXA METABÓLICA DE REPOUSO TMR: É correspondente ao consumo de energia por um indivíduo em repouso, desconsiderando os efeitos do consumo alimentar, da atividade física e do estresse mental ou fisiológico.Em indivíduos não atletas, é responsável por 60 a 80% do gasto energético diário(2) e tem sido amplamente utilizada como base para se estimar a necessidade energética de uma dada população.